O E-commerce no Brasil é um dos investimentos dentro das empresas que vem crescendo bastante nos últimos anos.
Hoje em dia, é bastante difícil encontrar empresas que já estão no mercado ou surgindo sem e-commerces.
De acordo com dados de um levantamento realizado pela SmartHint, os cinco primeiros meses de 2022 tiveram uma arrecadação 785% maior se comparado ao período pré-pandemia.
Ou seja, é um mercado de possibilidades que, definitivamente, não podemos ignorar.
Por isso, neste post, falaremos sobre o que é o e-commerce, como está o mercado de e-commerce no Brasil e quais são as suas tendências para 2023.
Confira!
O que é o e-commerce?
De maneira resumida, o e-commerce é a prática de realizar negócios pela internet.
Isso inclui a compra e venda de produtos ou serviços através de um site ou plataforma digital, bem como as atividades relacionadas, como processamento de pagamentos, gerenciamento de estoque e entrega de produtos.
O e-commerce é uma forma cada vez mais popular de fazer compras, pois oferece comodidade, ampla seleção de produtos e preços competitivos.
Além disso, os consumidores podem facilmente comparar produtos e preços de diferentes vendedores e lojas online antes de tomar uma decisão de compra.
Como está o mercado de e-commerce no Brasil?
O crescimento do e-commerce no Brasil tem sido impulsionado pelo aumento do acesso à internet, pela crescente confiança dos consumidores em fazer compras online e pelo aumento da oferta de produtos e serviços.
Só para se ter uma ideia, em estudo realizado pela Retail X, do Reino Unido, a plataforma de e-commerce brasileiro é a que detém o maior crescimento da América Latina.
Em 2022, este mercado arrecadou US$8,1 bilhões a mais do que em 2021 e as expectativas para o futuro é que esse aumento mantenha-se constante.
No entanto, o e-commerce no Brasil ainda enfrenta alguns desafios, como o alto nível de inadimplência e a falta de infraestrutura de entrega e logística em algumas regiões do país.
Quais as tendências do e-commerce no Brasil para 2023?
Como sabemos, definir o que será tendência ou não no mercado é uma tarefa difícil, principalmente por causa de sua dinamicidade e de suas mudanças repentinas.
Contudo, após a análise do panorama atual, podemos apontar algumas tendências que irão bombar em 2023. São elas:
1. Voice Commerce
Também conhecida como compra por voz, essa prática tem ganhado cada vez mais espaço no e-commerce, principalmente após o Google ajustar seu algoritmo para compreender melhor as buscas por voz.
Todo e qualquer usuário de tecnologia ama processos de comunicação ágeis, e em processos de compra, isso não seria diferente.
Por isso, espere um aumento considerável nos usos de tecnologias como Amazon Echo e Google Home.
Inclusive, gigantes da indústria, como as empresas Natura e Domino’s já desenvolveram meios para tornar seus processos de venda completamente realizáveis somente por mecanismos de voz.
2. Omnichannel
Omnichannel é uma estratégia de negócios que busca oferecer uma experiência de compra consistente e integrada aos consumidores, independentemente de onde eles estejam ou de qual canal estão usando para fazer suas compras.
Isso significa que as empresas precisam ter uma presença digital, bem como em lojas físicas, e garantir que esses canais estejam interconectados e trabalhem em conjunto para atender às necessidades dos consumidores.
Por exemplo, um consumidor pode pesquisar um produto online, adicioná-lo à sua lista de desejos e, em seguida, ir até uma loja física para comprá-lo.
A empresa deve ser capaz de rastrear as atividades do consumidor e fornecer uma experiência personalizada, como mostrar a ele os produtos que ele adicionou à sua lista de desejos quando ele entra na loja.
Além disso, a empresa deve ser capaz de processar pagamentos, gerenciar estoque e fazer entregas de maneira consistente, independentemente do canal usado pelo consumidor.
3. Sustentabilidade
Os consumidores estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger o meio ambiente e, por isso, estão procurando opções de compra mais sustentáveis.
As empresas de e-commerce que abraçam a sustentabilidade e demonstram compromisso com a responsabilidade ambiental podem ter vantagem sobre as que não o fazem.
Existem muitas maneiras pelas quais as empresas podem tornar suas operações mais sustentáveis.
Alguns exemplos incluem a redução do uso de embalagens plásticas, o investimento em fontes de energia renováveis e a oferta de opções de entrega mais agradáveis ao meio ambiente.
Além disso, elas podem promover produtos sustentáveis e trabalhar com fornecedores que compartilhem sua preocupação com o meio ambiente.
4. Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite aos usuários visualizar informações adicionais ou elementos virtuais em sua visão do mundo real.
Normalmente, isso é realizado através de um dispositivo móvel ou com o auxílio de óculos de realidade aumentada.
Essa tecnologia tem sido cada vez mais usada no e-commerce para melhorar a experiência de compra dos consumidores.
Por exemplo, algumas empresas de e-commerce permitem que os clientes visualizem como um produto ficaria em sua casa antes de comprá-lo, através de um smartphone.
Eles apontam a câmera para um local da casa e conseguem ver como o móvel ficaria ali.
Enfim, o e-commerce no Brasil possui várias tendências para 2023 e, com a preparação certa, as empresas podem se dar muito bem neste mercado.
Para te auxiliar nessa tarefa, você pode contatar nosso time especializado em marketing de influência e tirar todas as suas dúvidas para a implementação das abordagens citadas acima!
E caso você seja um criador de conteúdo, pode também conectar-se com a nossa comunidade exclusiva de creators e fazer parte do nosso time.