A Black Friday 2022, sem dúvidas, será uma das mais marcantes da história da data, por coincidir com o maior evento futebolístico da história, a Copa do Mundo.
O mercado está mais aquecido do que nunca, e tamanha coincidência que traz à tona as diversas possibilidades e também adversidades que os CMOs e varejistas já estão tendo que lidar.
Ainda assim, a Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros.
É a oportunidade perfeita para fazer aquelas compras que ficaram pendentes ao longo do ano ou ainda para presentear familiares e amigos.
Mais ainda, a data não costuma ser boa somente para quem compra, mas também para o varejo.
Afinal, é um dos períodos do ano em que as lojas conseguem atingir seus melhores resultados.
E para 2022, a expectativa é que a Black Friday supere as expectativas, graças ao Mundial de Futebol.
Confira!
Copa muda atenção do consumidor na Black Friday
A Copa do Mundo sempre desperta muitas sensações e gatilhos nos consumidores, sobretudo o otimismo.
Em um cenário onde é comum as pessoas se reunirem para assistir aos jogos do mundial, o aumento da procura e venda de produtos, dos mais variados nichos, também aumenta, como de produtos em geral, alimentos, bebidas e televisões.
Pensando nisso, os varejistas já estão preparados para o momento, visto que estamos a um mês da Black Friday e exatos 20 dias para o início da Copa do Mundo.
Aqui no Brasil, com as eleições presidenciais ocorrendo no próximo domingo (30), também ajudou a dispersar no consumidor o senso de “alerta” para as buscas de itens que desejam comprar.
Porém, os líderes de marketing estão otimistas. Os grupos que farão publicidade relacionado, de alguma forma, com a Black Friday, 76% concordam que o calendário lotado de eventos importantes trará impactos importantes, principalmente sobre a Black Friday.
Desse grupo, mais de 54% acredita que a junção das datas e eventos tratá maior destaque para a Black Friday em 2022 do que no ano passado.
Comportamento do consumidor com a junção dos eventos
Mesmo com a alta taxa de endividamento dos brasileiros, ainda assim será possível ver um aumento do desejo de compra por determinados nichos de consumo.
Dados do Google mostram que as categorias mais procuradas são: TV, informática, eletrodomésticos, eletroportáteis, móveis e esportes. Tais buscas não são à toa, e falam exatamente sobre a época ser a mesma entre Black Friday e Copa do Mundo.
Black Friday e o foco no mobile
A Black Friday 2022 será mais mobile do que nunca.
A estreia do Brasil, na Copa, na véspera da Black Friday leva a uma mudança no comportamento de busca e compra do consumidor, que estará navegando muito mais em seus dispositivos móveis, enquanto assistem aos jogos.
Por isso, é extremamente importante preparar a melhor experiência de compra mobile para a Black Friday e visualizar, cada vez mais, um cenário onde os consumidores estarão muito mais presentes no mobile, também após os eventos.
Com o impacto da Copa do Mundo na Black Friday 2022 é importante preparar o campo e estar atento a todos os movimentos.
O marketing de influenciadores, sem dúvidas, é uma das maiores apostas do momento, por justamente envolver um calendário recheado de datas importantes e muito marcantes para os brasileiros.
Prepare sua marca, sua influência, e conte com o nosso time de especialistas no assunto, para te ajudar a crescer em momentos de oportunidades.