A Twitch é, nos dias de hoje, uma das principais plataformas a ter em conta na hora de realizar uma estratégia de marketing de influência, graças à sua capacidade de alcance, de engagement e proporcionar essa naturalidade que os utilizadores e marcas tanto procuram.
As redes sociais encontram-se em constante evolução, adaptando-se às necessidades dos seus utilizadores e oferecendo contínuas modificações e melhorias para se manter sempre atualizadas com as tendências do mundo digital.
Neste momento, livestreaming é, sem dúvida, um dos conceitos mais solicitados pelos público, tanto pelo imediatismo do momento como pela geração do temido FOMO (fear of missing out).
E se falarmos de livestreaming, Twitch é o rei.
Mas… O que é a Twitch?
Nascida em 2011, Twitch é uma plataforma de Livestreaming que conquistou adeptos no mundo do gaming graças às suas funcionalidades, que facilitam a exibição ao vivo de jogos, gameplays, bem como diretos simplesmente a falar.
A plataforma alcançou um dos seus pontos altos no início de 2020, quando durante o confinamento, muitas pessoas foram incentivadas a aderir como utilizadores e assim sentirem-se mais acompanhados, atingindo milhares, senão milhões de novos views.
Como surge o marketing de influência na plataforma
Cada vez são mais os consumidores que procuram a naturalidade nos influenciadores e, para isso, nada melhor do que consegui-lo com o direto. Em direto, não se pode prever o que vai acontecer ou de que se vai falar, e isso gera um sentimento de proximidade e conversa direta com o público.
As marcas reconhecem o potencial deste tipo de relação próxima com o influenciadores e não hesitam em embarcar no comboio do streaming que, embora acarrete riscos, os benefícios que trazem são ainda maiores.
Entertain First, Advertise Second
Embora este conceito seja cada vez mais assumido por perfis e marcas, é sem dúvida a máxima da Twitch. O consumidor não quer ver um anúncio claro quando estiver a navegar nas redes sociais ou a assistir a uma livestream do seu streamer preferido, o que quer é divertir-se.
Algo que as marcas devem assumir é que o seu produto não vai ser o protagonista, o protagonista é o entretenimento e, portanto, o influenciador. Não é tão interessante ver o produto, embora possa ser divertido, como é ver a reação do streamer ao produto.
Porquê escolher a Twitch para a minha marca?
A plataforma conta com vários pontos fortes que encoraja as marcas a colaborar com os streamers:
- É multissectorial, embora a maioria das pessoas considere a Twitch uma plataforma centrada no mundo dos videojogos, cada vez são mais os diferentes tipos de temas associados à mesma
- Mais de metade dos utilizadores da Twitch encontram-se entre os 18 e os 30 anos, sendo 65% homens (segundo GlobalWebindex), ou seja, um público muito dificil de alcançar por outros meios
- O consumo médio de um utilizador na Twitch é de 95 minutos diários, tornando esses utilizadores ou viewers em fiéis seguidores dos diretos que vêem.
- Twitch pertence à Amazon desde 2014, e os seus lucros cresceram desde então, atingindo 1,54 milhões de dólares em 2019.
- Dependendo do tipo de conteúdo, encontramos um nicho de público, o que permite atingir pessoas com características muito concretas.
- Devido ao seu formato, Twitch apresenta novas formas de promover o seu produto ou serviço, como por exemplo, através de unboxings, giveaways ou shoutouts. Além disso, poderá medir a performance incluindo, se desejar, um link direto para o e-commerce da sua marca.
Gostaria de saber mais?
As opções que a Twitch oferece são muito variadas. Na Samy preparámos um relatório sobre a plataforma, aqui tem o preview.
Além disso, realizamos um webinar sobre o surgimento das plataformas de transmissão ao vivo, se o perdeu, pode ver a gravação aqui (em Espanhol)
Se quiser conhecer mais sobre as possibilidades da Twitch, sobre como integrar uma estratégia de marketing de influência com a sua marca ou simplesmente tem curiosidade em conhecer-nos, não hesite em contactar-nos.